Tutorial Magento 2. Categorias de Produtos e Suas Aplicações

Sei que muitos não acham que categorizar os seus produtos é uma bobeira, até entrar em contato com clientes que reclamam sobre a dificuldade de encontrar o que buscam em seu site, em alguns casos a negligência no atendimento pode não ajudar a perceber isso.

A verdade é que se você for ler sobre, Design Thinking ou Ergonomia, Taxonomia, Usabilidade, Acessibilidade ou qualquer tema relacionado a Design de Artefato inteligente que você irá perceber a importância do que estou falando a respeito de criar e trabalhar bem com categorias.

Existe inclusive um livro baseado em fatos reais chamado (O Botão de Um Milhão de Dólares) que fala sobre uma auditoria numa empresa que descobriu que a falta de um botão no site deles estava diminuindo o faturamento da empresa em 1 milhão de Dólares, o caso foi tão marcante que acabou virando livro.

Por quê criar categorias de produtos?
Muitas lojas tem diversos produtos e se estes não forem categorizados encontrar produtos na loja pode ser mais difícil do que o necessário e a maioria dos clientes iriam para outra loja, ainda mais na internet que o concorrente está a 1 clique de distância.
Saiba que por organizar bem suas lojas que os supermercados chegam a vender até 120% a mais do que as pessoas precisam.

Veja Agora Como Criar Categorias no Magento 2.1

Para ser direcionado ao gerenciamento de categorias no sistema do magento clique em (products - produtos) em seguida dentro de (inventory - inventário) escolha a opção (categories - categorias).
Tutorial Magento 2
Uma vez dentro da administração de categorias você deve criar categorias filhas de (default category - categoria padrão) e para isso basta que com a mesma selecionada você clique na opção (add subcategory - adicionar nova categoria).
tutorial magento 2
Para sua categoria estar ativa você deve se certificar que (enable category - habilitar categoria) esteja ativa, já a opção (include in menu - incluir no menu) possibilita que esta categoria seja visível no menu de sua loja.
Na opção (category name - nome da categoria) você deve atribuir um nome a categoria de produtos de sua loja, esta deve ser racional, não deve se repetir e acima de tudo deve ser intuitiva para facilitar a navegação do seu cliente ou possível consumidor.
tutorial magento 2
Na opção (content - conteúdo), você terá (category image - imagem da categoria) que lhe possibilita postar uma imagem atrativa para definir os produtos relacionados a esta categoria, tenha em mente que imagens atrativas e com relação aos produtos podem aumentar a efetividade de vendas de sua loja.
Já a opção (description - descrição) possibilita que você crie um texto objetivo que ajude o cliente a identificar o que irá encontrar a nível de produtos na categoria mencionada e se a pessoa tiver uma conexão lenta isso pode otimizar o tempo do cliente e consequentemente a eficiência sobre a convergência da navegação de seus clientes.
A opção (add CMS Block - adicionar bloco CMS) lhe possibilita adicionar esta categoria a um determinado perfil de layout do magento para que você possa manipular o design e visibilidade desta categoria pela interface gráfica do sistema.
tutorial magento 2
Na opção (Display Settings - Configurações visíveis), na opção (display mode - modo de visualização) permite que você crie estruturas de identidade visual sobre a disposição dos produtos de cada categoria de forma diferente, podendo aparecer apenas produtos, produtos e categorias ou até mesmo ambos.
A opção (available product listing sort by - disponibilidade de produtos por lista de sorteio) possibilita que você escolha como será a sequência de visibilidade do produto por: posição, nome do produto e preço.
Já a opção (Default Product Listing Sort By - lista padrão de produtos sorteados) para ser editada tem de se desmarcar (use config settings - use configurações padrão) e você poderá definir a ordem que deseja que os mesmos sejam sorteados.
tutorial magento 2
Já a opção (search engine optimization - otimização de sites para mecanismos de busca) você ajuda a configurar parâmetros de visibilidade de sua loja baseado em critérios de biblioteconomia (armazenar, catalogar e evocar) informações pelos buscadores.
É importante que você gaste um tempo nesta etapa, pois segundo o Registro BR desde 2013 são criados todos os anos mais de 3 milhões e 300 mil sites e as configurações que você poderá efetuar aqui irão lhe ajudar a ter visibilidade para os mecanismos de busca e não ver estas configurações diminui a sua chance de sucesso.
A opção (url key - localizador de recurso uniformes ou link da categoria) irá lhe possibilitar criar um endereço que tenha mais haver com seu produto e termos de pesquisa.
A opção (Meta Tags - palavras chave) lhe possibilitam indicar uma lista de palavras que tenham haver com os produtos listados em determinada categoria.
A Opção (meta keywords - palavras chave) são relativamente o mesmo recurso que “meta tags” só que estas palavras chave são vistas apenas pelos buscadores e este recurso existe, pois as vezes o cliente digita a palavra relacionada ao produto errada e é interessante que isso esteja no termo de busca, mas não visível no site e por isso os 2 parâmetros.
Já a opção (meta description - meta descrição) é uma descrição que não aparece no seu site, mas é visível para os mecanismos de busca e não deve conter mais de 240 caracteres, isso porque nos resultados de busca o máximo de palavras visíveis é de 240 caracteres e um texto atrativo, bem resumido sobre o produto pode ajudar na visitação e atração do público em geral de visitar sua loja.
tutorial magento 2
A opção (products in category - produtos na categoria) permite que se você já tiver produtos cadastrados sem uma categoria que neste momento sejam atribuídos a uma categoria.
Esse procedimento também pode ser feito na adição do produto se a categoria já for existente.
Para isso basta que você selecione os itens que deseja adicionar a sua categoria selecionando a caixa de texto anterior ao nome do produto e saiba que podem ser adicionados quantos produtos você desejar, contanto que tenham uma relação com o que se propõe nesta categoria.
tutorial magento 2
A opção (design - projeto visual) permite que você atribua templates diferentes para diversos tipos de categorias de produtos ou que altere a estrutura de layout diante do número de blocos que vai existir em cada categoria.
Se você souber XML ainda poderá criar critérios personalizados de forma simples pela interface do sistema de forma simplificada.
tutorial magento 2
Ao final certifique-se de clicar em salvar no canto direito superior e veja que a categoria já vai estar adicionada a categoria padrão.
tutorial magento 2
Se você gostou deste tutorial, não deixe de conferir a nossa playlist de vídeo aulas sobre web design para ecommerce com magento 2.1 e 1.9.
Ressalto que no nosso curso particular o aluno tem acesso a vídeo aulas exclusivas que se apresentam numa sequência didática muito legal e focada no aprendizado do aluno e que os mesmos têm acesso a suporte a dúvidas.

Tutorial Magento 2. Categorias de Produtos e Suas Aplicações Tutorial Magento 2. Categorias de Produtos e Suas Aplicações Reviewed by André Rossiter on 14:58 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.