Marketing Digital. SEO e CMS

Marketing Digital. SEO e CMS
Sei que não é muito comum escutar falar de SEO associado a CMS (contente management system – sistema de gerenciamento de conteúdo), porem um dos papeis do SEO é ajudar seu cliente a desenvolver sites cada vez mais dinâmicos com tecnologias mais modernas e alto nível de interação com segurança e agilidade ao mais baixo custo.
Para suprir as necessidades de empresas de forma eficiente dentro dos aspectos descritos anteriormente o papel do SEO é desta forma ajudar a escolher a tecnologia mais adequada para seu cliente.
Ao  longo deste post pretendo descrever porque o CMS é uma boa opção tecnológica para o desenvolvimento web focado em SEO, ecommerce dentre outras finalidades de sistemas na web.
Tendo em mente que na web 3.0 a tendência é o dinamismo do conteúdo o CMS atende bem esta questão sobre o dinamismo, porem o melhor deste tipo de tecnologia é o fato de ser Open Source (código aberto), mais conhecido como software livre, ou seja, aceita adaptação sem implicações legais pela liberdade de direitos autorais quanto ao uso de sua plataforma gratuitamente.
A possibilidade de criar aplicativos personalizados focados na sua necessidade torna ainda mais atrativo, porem o melhor é que o sistema é desenvolvido por desenvolvedores, programadores de todo mundo eleitos por meritocracia.
Desde a arquitetura destes sistemas até os módulos mais simples possuem um grau de integridade e segurança diferenciado, a eficiência e velocidade na implementação e o próprio sistema de gerenciamento de conteúdo de forma dinâmica é um atrativo excepcional.
Qual o melhor CMS?
Existem diversas plataformas CMS.  De acordo com o objetivo do seu projeto a melhor opção pode variar, mas em SEO o legal deste processo é que existem aplicativos gratuitos muito eficientes para melhores resultados em SEO, outros podem ser comprados e você pode customizar o seu próprio aplicativo.
CMS Joomla
Foi feito por uma equipe de desenvolvedores da Mambo e empresa Miro.
Sua grande vantagem é a robustez para desenvolver sistemas muito complexos de forma rápida a mais baixo custos, além da eficiência para o desenvolvimento de sistemas menos robustos.
Uma boa opção para portal e sistemas com área restrita.
CMS Drupal
Um framework modular, permite níveis de acesso por usuário o que para empreendimentos online é bem atrativo. O seu intuito é ser de fácil utilização para a maioria, porem na minha visão o mercado oferece soluções tão eficientes quanto de forma mais simples, como por exemplo, o Joomla.
CMS Wordpress
Sou suspeito pra falar sobre o Wordpress, pois acho o CMS mais pratico de se usar para qualquer nível de usuário, é porem um pouco deficiente quanto a nível de acesso do usuário, fator este que pode ser customizado.
Acredito que a melhor opção para blogs de conteúdo dinâmico na web.
Criado em 2003 num esforço conjunto entre: Matt Mullenweg e Mike Little.
CMS Magento
Uma das plataformas mais renomadas para ecommerce. A vasta gama de aplicativos e logística embutidos no seu sistema, além da possibilidade de integração eficiente com o Analytics o torna uma ferramenta fantástica e uma boa opção para implementação de ecommerce.
CMS Moodle
Uma plataforma educacional bem completa.
Uma vasta gama de empresas relacionadas a educação o utilização como solução para compartilhamento de tarefas por nível de acesso para milhares de alunos.
As funcionalidades existentes para registro das atividades dos alunos é bem interessante, acredito que para grandes corporações seja uma boa solução com aplicações benchmark do desempenho de aluno já integradas em seu sistema.
CMS Plone
Segundo o Wikipedia, uma boa base para meus estudos sempre e principalmente fonte de estudos e pesquisas para este post de um modo geral o Plone é utilizado pelo site do FBI.
Ao contrario da maioria dos sistemas CMS o Plone é desenvolvido em Pyton uma linguagem de programação orientada ao objeto.
Existem diversos outros aplicativos e sistemas CMS, porem estes são os mais  importantes.
Espero que ao final deste post possa lhe ajudar a escolher uma opção mais rápida e barata de forma eficiente para a implementação do seu empreendimento ou espaço na web de forma rápida e barata.
E que a economia obtida pela utilização destes sistemas CMS possam deixar uma sobra significativa para suas campanhas PPC na fase de desenvolvimento do seu projeto.
Marketing Digital. SEO e CMS Marketing Digital. SEO e CMS Reviewed by André Rossiter on 11:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.