14 Passos para Viver de Importação de forma Legal e Sustentável

Viver de Importação

Pra quem nunca importou nada, comprar fora do país pode parecer mais difícil do que é já que enfrentamos tantos problemas com compras em nosso próprio país.

A verdade é que a ética fora do país e as leis que regem as relações comerciais tornam lidar com o estrangeiro até mais fácil que lidar com os brasileiros em alguns momentos.

Inclusive você verá estrangeiros que não desejam manter relações comerciais com brasileiros, também terá a chance de mudar esta percepção por ações éticas que lhe permitiram ganhar dinheiro de forma recorrente com as parcerias comerciais que irão nascer dessa sua jornada.

1 - Regularizar Minha Atividade como Importador
Existe dentro do registro de microempreendedor individual uma categoria pra quem deseja trabalhar com importação e neste caso eu recomendo que você procure um contador para lhe ajudar nesta tarefa.
A vantagem de se registrar como microempreendedor individual é a possibilidade de emitir nota fiscal a custos mais baixos que compra-las isoladamente e que os impostos que você paga sobre sua atividade irão contar para o seu INSS.
Você ainda pode começar de forma mais lenta e informal pagando impostos sobre cada produto importado e isso acontece de modo geral por sorteio. As vendas neste caso seriam direcionadas aos seus amigos e pessoas próximas.

2 - Tarifas de Importação Sobre Cada Produto
Como disse anteriormente os produtos que compramos passam por um sorteio na hora que chegam nos correios brasileiros e é importante estar atento as tarifas cobradas de acordo com o perfil dos produtos, pois no caso de jogos eletrônicos mesmo os impostos chegam a 52% do valor do produto e estas informações tem de ser calculadas para estimar a sua perspectiva de lucro sobre cada produto que você trás.

3 - Variação Cambial e Logística de Importação
É importante que você tenha em mente o número de pessoas que você pode alcançar e a demanda de cada produto que irá trazer para evitar comprar mais do que poderá vender e ficar com produtos empacados.
Empacar produtos numa era que a variação cambial do Dólar que é a moeda que trabalhamos ao importar estes produtos pode trazer prejuízos disfarçados na hora de revender estes produtos.
Em alguns casos você poderá vir a comprar o produto com uma estimativa de preço e quando a fatura do cartão vier você se surpreender com a alta do dólar, mas se você calcular bem todas estas variáveis o lucro é possível.
Tenha em mente que o meio mais barato de importação faz com que o produto chegue entre 45 ou 90 dias e o tempo que o dinheiro fica parado esperando a espera dos produtos deve ser levado em conta.
Espero que não se desespere com a estimativa destes cálculos, mas que não menospreze a importância dos mesmos, pois é uma área extremamente rentável, só que exige um pouco de cuidado na hora de se programar.

4 - Onde Eu compro produtos com segurança?
Posso afirmar por experiência própria que o Ebay (http://www.ebay.com/) é um ótimo site para importar produtos dos mais diversos lugares do planeta por experiência própria.
Se o produto não chegar no prazo (o procedimento) - tentar dialogar com o vendedor e se o mesmo não solucionar a seu contento o Ebay devolve o seu dinheiro sem burocracia.
Isso é possível porque todos produtos que são vendidos são enviados com código de rastreio pelos correios e eles tem como saber se o produto chegou ou não e de modo geral os vendedores enviam estes produtos com seguro sobre o envio, mas a verdade é que o Ebay devolve o dinheiro sem burocracia no caso do produto não ter chegado no prazo.
Tenha em mente que o Ebay é um site onde muitos vendedores participam das vendas, ou seja, o Ebay funciona como um shopping e você deve observar a reputação e comportamento dos vendedores antes de fechar uma compra.
Fique tranquilo que existe um controle sobre a postura dos vendedores e todos tem uma reputação mínima, só que mesmo dentro desta reputação mínima tem profissionais mais sérios e disponíveis que outros e você poderá ver pela reputação de cada um.

5 - Não Falo Inglês. Como proceder?
Como os diálogos ocorrem por escrito esta restrição se torna mais simples de contornar e você pode escrever suas cartas em português e traduzir as mesmas com o Google Translator (https://translate.google.com.br/), da mesma maneira você procederá para entender e traduzir as mensagens que receber.
Inclusive tive um aluno que mesmo sem falar uma só palavra em inglês cresceu financeiramente com a importação e venda de perfumes e roupas de grife. Ele se comunicava e entendia os produtos usando o Google Translator.

6 - Cartão de Crédito Mais Seguro com Foco em Seu Empreendimento
É natural que as pessoas tenham medo de informar dados de seu cartão por meios digitais, só que a cada dia isso se torna mais seguro que nos meios físicos, mas tem algumas precauções que são válidas.
6.1 - Registre seu celular na sua agência bancária para que a cada compra que for efetivada no seu cartão você receba um SMS, assim se alguma compra fora do normal for realizada você poderá cancelar a mesma de forma imediata e o cartão é obrigado a lhe assegurar sobre isso.
6.2 - Se o seu cartão tem um limite alto ou se você não se sente muito confiante de comprar usando o seu cartão de banco, você pode comprar um cartão pré-pago especificamente para fazer as suas transações comerciais e isso vai lhe dar com certeza muito mais segurança.

7 - Como Promover os Produtos que Vou Importar?
Como você tem uma estimativa da data que suas encomendas chegam, você pode promover estes produtos antes mesmo de chegarem para que quando o mesmo chegar suas vendas já estejam garantidas ou bem encaminhadas e que de preferência você pague por estes produtos com o dinheiro da própria venda.
Esta promoção pode ser feita pelo Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube….
A melhor opção vai depender do perfil de seu consumidor.
Monitore os canais de venda no sentido de estimar o investimento feito em cada uma (dinheiro e/ou tempo) e a efetividade de vendas para que a cada momento você invista menos (tempo e/ou dinheiro) em efetivar vendas.

Se tiver dificuldades em vender ou se desejar se aprimorar em vendas, o nosso curso de vendas é muito completo (Módulo 1 - Técnicas de Vendas, Módulo 2 - Pesquisa de Mercado, Módulo 3 - A Arte da Persuasão) e você pode adquirir o mesmo pela nossa web tv.

8 - Faça um Blog
A comunicação é fundamental em qualquer área de nossa vida e no meio comercial é quase que uma exigência para o sucesso.
O Blog funciona como uma revista digital sobre o seu produto e sua iniciativa empreendedora, ele funcionará como meio de comunicação com seu consumidor atual e na conquista de novos consumidores.
O tempo gasto na produção do mesmo é menor que o benefício que a rede mundial de computadores vai lhe dar quebrando barreiras geográficas para apresentar e comercializar os seus produtos importados.

9 - Lidando com Vendas de meus produtos com os Correios
Tenha em mente que (acidentes acontecem) e ao enviar o seu produto pelos correios que você deve:
9.1 - Fazer um seguro sobre a encomenda (custa 1% do valor do produto) e lhe assegura que se o mesmo for perdido que você poderá restituir o dinheiro do comprador sem ter que arcar com prejuízos financeiros.
9.2 - IMPORTANTE - Sempre mande os seus produtos com AVISO DE RECEBIMENTO E RASTREIO, pois esta é a forma que você terá para comprovar que entregou o que vendeu, ainda mais se usar alguma plataforma de intermediação financeira de suas vendas como: PagSeguro da UOL, Paypal ou qualquer outra.
Em muitos casos não se trata apenas de restituir o dinheiro, mas se você não entregar um produto que vendeu poderia ser considerado um estelionatário e a forma que você tem de comprovar que é correto é manter o registro de todas as suas atividades.
Tenha em mente que pessoas muitas vezes mentem para obter benefícios financeiros e para se resguardar um comprovante de que você enviou o produto que vendeu, ter todas as notas e recibos é a sua segurança para preservar o seu nome.
Afina: Cavalo tem raça, cachorro tem pedigree e um homem tem seu nome a zelar.

10 - Política de Cancelamento e Restituição
Tenha em mente que existem leis sobre políticas de cancelamento e restituição e que ignorância a respeito das mesmas não irá lhe eximir das responsabilidades sobre as mesmas.
De modo geral o produto físico tem 1 semana de prazo a partir do recebimento para cancelamento da compra.
Você deve ter termos claros com relação aos custos mínimos deste cancelamento pra que depois não venha a sofrer prejuízos maiores que sua perspectiva de lucro.
Busque um advogado pra receber orientações na produção de seu contrato ou busque modelos de contrato que sabidamente lhe assegurem o máximo possível.

11 - Empresas que fazem intermediação financeira
Existem prazos legais para se manter recibos e comprovantes que giram em torno do período mínimo de 1 ano até 10 anos dependendo do segmento.
Mantenha estes registros digitalizados, organizados e acessíveis, pois perder estes poderia lhe causar a perda do dinheiro sobre a venda e consequentemente lhe trazer prejuízos.
Não tenha medo, mas esteja atento aos procedimentos profissionais que tem de ter para se trabalhar na área que pretende iniciar pra que esta jornada empreendedora seja mais tranquila possível.
Tenha sempre em mente que é mais barato se prevenir do que remediar.

Em nosso curso particular dou orientações práticas sobre alguns destes procedimentos para que o nosso aluno tenha mais chance de sucesso que os demais que não receberam orientações.

12 - Depósito Bancário
Eu não gosto de trabalhar com depósito bancário na rede mundial de computadores, mas se você optar por trabalhar com esta forma por pagar menos tarifas que outras empresas que cobram um valor sobre a intermediação financeira tenha em mente que você deve esperar a compensação do depósito antes de enviar o produto.
Isso acontece porque o cliente poderia depositar um envelope sem dinheiro e receber um comprovante da máquina, inclusive existem outras possíveis implicações e complicações que você poderia vir a ter pela postura errada de algum pilantra.
Lhe asseguro que a maioria das pessoas são corretas, mas infelizmente existem pessoas capazes de tudo quando se tem dinheiro envolvido e como profissional temos de estar antenados as diversas perspectivas que existem em nossa atividade profissional para minimizar os prejuízos.
Lembre que uma pessoa também poderia fazer uma transferência que de fato ocorreria no final do dia e que para o depósito ser realizado no final do dia iria depender do saldo do cliente no banco de forma que esperar a compensação antes de enviar o produto é a maneira mais segura de ter certeza que você irá receber.

13 - Comunicação Corporativa
De modo geral as pessoas que aplicam golpes tentam tirar o vendedor do sério para que o mesmo acabe falando algo que possa lhe comprometer ou lhe roubar a razão de algo que na verdade você está certo.
Agir correto é sempre o nosso melhor advogado.
No momento que um cliente tentar lhe ofender, lembre que o profissional é você. Mantenha a calma, seja ainda mais educado e com isso você estará assegurado.
Se precisar respire e descanse 24 horas antes de responder um email grosseiro, pois este tempo irá lhe ajudar a esfriar a cabeça e responder com mais discernimento como profissional que você é.
Obs. Quando criança na fazenda percebi que carroças vazias faziam mais barulho que as carroças cheias e achei engraçado perceber que as pessoas até certo ponto são parecidas com carroças.
As mais barulhentas e grosseiras não tem muito e por isso fazem mais barulho e propagam mais grosserias.
Pense o seguinte: Se alguém lhe dá um presente e você não aceita. De quem é o presente?
Com as ofensas funciona do mesmo jeito. Se você não aceitar ela não é sua.
Mantenha a compostura e a calma e tenha em mente que você é um profissional que está acima disso.
Fique tranquilo que isso é um número muito pequeno de pessoas, mas como existem casos que isso vai acontecer é melhor que você esteja preparado e calmo para lidar com a situação.
Afinal com planejamento vamos mais longe que sem planejamento.
Tenha em mente que a direção que você toma é mais importante que a velocidade que trilha o caminho.

14 - Monitorar e Reinventar
Uma das estratégias administrativas mais sábias consiste em monitorar resultados, analisar os mesmos e se reinventar a partir destas informações (benchmark - estratégias comparativas).
Do mesmo jeito que eventualmente temos de parar de preparar a nossa refeição para afiar a faca e poder cortar o alimento um empreendimento exige este mesmo tipo de intervalo e reflexão.
Podemos aprender com os acertos e os erros, mas achar que sabe tudo e não analisar o que fazemos a cada momento pode nos estagnar e impedir de crescer, já que alguém que sabe tudo para de se aprimorar.
A ilusão de conhecimento é pior que a ignorância, pois limita a nossa iniciativa produtiva.

Espero que tenham gostado de nosso artigo sobre viver de importação e se ficar alguma dúvida ou algum ponto que acha que poderíamos abordar por favor deixe o seu comentário ou sugestão para novos artigos.


Se desejar saber mais sobre os conhecimentos e expertises que terá de desenvolver para montar um empreendimento de sucesso na rede mundial de computadores não deixe de conhecer nossos cursos ou sistema de web TV.
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