Uso das Cores. Vermelho cor complementar o verde

feng shui

VERMELHO: COR COMPLEMENTAR VERDE

Cor do Chakra Básico (Muladhara), cujo elemento é a terra (o mais denso dos elementos) e a lição da alma é serviço. Está situado na base da coluna vertebral e é representado por um quadrado ou um cubo.
Função Básica: ligar o espírito de forma segura à realidade física da existência humana.
Tem relação com as necessidades primárias ligadas a sobrevivência física: alimento, sono e sexo. Nossa capacidade de realizar nossos sonhos é diretamente proporcional a nossa ligação com o plano físico, ou seja, ao bom funcionamento do Chakra Básico.
É o chakra responsável pelo estímulo sexual (ligado à procriação). Desperta o desejo do ato sexual.
Atributos positivos: força vital, sobrevivência, estabilidade, segurança, compromisso, paixão, vontade, sexualidade, etc...
Uso na cura: depressão, anemia, paralisia, elevar a pressão arterial, aumentar os batimentos cardíacos, etc...
Cristais do chakra: granada, rubi, turmalina, jaspe sangue,etc... 

CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS DA COR:
O vermelho possui uma onda de freqüência que mais se aproxima da matéria. É a cor relacionada ao mundo físico, a energia masculina e a agressividade. 
É a cor mais forte do espectro solar, possuindo uma onda longa que lhe confere uma capacidade de propagação maior que a das outras cores, fazendo com que se sobressaia perante as demais. (por isso é usado quando se quer chamar a atenção para alguma coisa)
Proporciona vitalidade física e ligação com a terra. É uma cor que mantém a pessoa “com os pés no chão”, fazendo-a sentir-se centrada no aqui e agora com total domínio das situações. Por isso é a cor do poder sobre o ambiente e do controle das situações.
Atenua a melancolia a tristeza, a depressão e a letargia. Estimula a paixão, a coragem, a luxúria, a agressividade e a raiva
Traz a pessoa para o presente e proporciona estímulo e vitalidade. Induz à ação, que faz realizar e concretizar os projetos. Traz força de vontade e determinação para obter o sucesso.
. É a cor que faz emergir em nós força, garra e coragem, dando condições de desempenharmos as funções que fazem parte do cotidiano da vida e de obtermos o sucesso. Estimula a atividade onde houver indolência. Desperta a energia sexual, principal energia do corpo físico, por isso é o símbolo do amor, da paixão, do vigor e da doação.
Essa cor afeta nossas reações emocionais. O vermelho excita nossas tendências básicas e nos estimula a agir antes de pensar. Gera uma tendência a dominar os outros, e é por isso que essa cor precisa do amarelo dourado que é sabedoria ou do verde que traz equilíbrio. O azul esfria o vermelho impedindo-o de ir aos extremos.
Efeitos da cor vermelha: traz a pessoa para o presente, proporciona estímulo e vitalidade, traz vigor as funções físicas, atenua a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia, proporciona ligação com a terra, força de vontade e determinação para obter o sucesso, estimula agir antes de pensar, etc...
Associações mais importantes: Energia, ligação com a terra, o lado material da vida, questões de sobrevivência, vida (por ser a cor do sangue) .
Significado simbólico: Sangue (vida e morte), energia, força de vontade, paixão pela vida,abundância, maturidade, energia que se espalha rapidamente em comunicação sacrifício (de sangue) , cruz vermelha (e a associação com o atendimento médico rápido), amor e paixão expressos através da rosa vermelha , a luz vermelha do tráfego (advertência de perigo direto e punição), ao fogo, perigo, obrigação mas ao mesmo tempo repressão, extremismo, vigor e ação.
Significado emocional: Paixão, agressão, calor, raiva, ressentimento, frustração, violência, constrangimento, coragem, ousadia, vigor nas funções físicas, atenuante da melancolia, tristeza, afasta a depressão e a letargia.
As cores vibratórias podem ser terapêuticas ou destrutivas, como o vermelho em diferentes circunstâncias nas quais é normalmente empregado. Por exemplo: uma bandeira vermelha agitada em frente a um touro pode incitá-lo ao ataque. No trânsito o sinal vermelho é um elemento de segurança para os motoristas. Longas roupas de baixo de flanela vermelha podem mantê-lo aquecido por todo o inverno. No laboratório, moscas de frutas vão acasalar-se com mais rapidez em caixas vermelhas, mas não vão acasalar-se em caixas azuis.
Os tons mais escuros do vermelho às vezes tornam manifesto nosso lado mais obscuro, como violência, ressentimento, dominação, etc...Do ponto de vista psicológico, essa tonalidade denota insensibilidade e pode ativar a violência contida nas pessoas, mas somente quando o ambiente contém grande quantidade dessa cor.
Os matizes do vermelho com o branco (cor de rosa), trazem o lado positivo da cor, que representa: coragem, força de vontade, espírito pioneiro, determinação, espontaneidade, sinceridade, gratidão e perseverança. Os diversos tons de rosa dependem da quantidade de branco utilizada.
Cor que tranquiliza, relaxa os músculos, reduz a tensão,acalma as emoções e proporciona calor. Seus tons mais pálidos podem ser relaxantes, mas o uso de tons rosados extremamente claros na decoração, pode ter um efeito extenuante. Os tons róseos mais quentes têm um efeito positivo e sob sua influência as pessoas tornam-se ativas e desejosas de progresso. As pessoas idosas que vivem sozinhas e estão cercadas de cores claras, muitas vezes tornam-se indiferentes e perdem o interesse pela vida – a introdução de alguns tons de rosa mais quentes causará uma mudança de atitude, e aqueles que antes se sentiam apáticos se tornarão membros ativos da sociedade.
O rosa representa amor incondicional e desvelo. Energia intuitiva feminina.
Paredes pintadas de rosa abrandam o comportamento violento. O rosa reduz a força física, causando a liberação de noropinefrina no corpo e no cérebro. Noropinefrina é a substância química que inibe os hormônios específicos que contribuem para o comportamento agressivo.
Em 1979 pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkley, fizeram um estudo no sistema penitenciário da Califórnia. Escolheram guardas que tinham reconhecida força física e resistência e os fizeram treinar com halteres. Fizeram uma avaliação do desempenho deles, e depois testaram a performance dos guardas executando os mesmos exercícios tendo em seu campo de visão primeiro o azul e depois o rosa. Notaram que o azul aumentou a performance dos homens e que o rosa reduziu significativamente essa performance. Existe agora na Califórnia “células calmantes, pintadas de ros para prisioneiros indisciplinados.
Alexander B. Schass, diretor do Instituto Americano de Pesquisas Biossociais de Taloma e Editor do International Journal of Biossocial Research, primeiro a escrever sobre a supressão da raiva, antagonismo e ansiedade entre os prisioneiros, disse: Mesmo que uma pessoa tente ser agressiva ou brava diante do rosa, não conseguirá. Os músculos do coração não correspondem ao movimento rápido que este tipo de atitude exige. É uma cor tranquilizadora , que parece exaurir as energias 
O rosa é considerado vermelho através do qual a luz está brilhando, amenizando as questões vermelhas. No caso de um amor apaixonado, com forte carga de sexualidade, pode ser transformado através dessa cor em amor universal. 
Por ser a cor que trabalha o amor universal, é um poderoso antídoto contra o medo (sua polaridade), conseqüentemente trabalha a agressividade.
Uso das Cores. Vermelho cor complementar o verde Uso das Cores. Vermelho cor complementar o verde Reviewed by André Rossiter on 07:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.