Uso das cores. VERDE: COR COMPLEMENTAR MAGENTA

feng shui

VERDE: COR COMPLEMENTAR MAGENTA
O verde é a cor que está no centro do espectro de luz, entre o vermelho e o violeta. É a cor do Chakra Cardíaco (juntamente com o rosa), e fica entre os chakras inferiores e os superiores. Seu elemento é o ar e a lição da alma é: fraternidade e amor.
Função básica: o entendimento e a experiência de nosso valor intrínseco, levando ao caminho da luz e da consciência superior.
Esse chakra simboliza os valores físicos através do sangue – que conduz os suprimentos para o corpo – e também os valores da alma – através das emoções e dos sentimentos – sendo considerado uma ponte entre o nível físico e sentimental. Este fato torna o verde a cor do equilíbrio e da harmonia do corpo físico, mental e emocional. 
Atributos positivos: amor por si mesmo e pelos outros, empatia, cura, individualidade, fraternidade, unidade, adaptabilidade, generosidade, nobreza de espírito, pureza, delicadeza, inocência.
Uso na cura: acalmar o espírito, acalmar os nervos, queimaduras de sol, decepções amorosas, solidão, trazer harmonia e equilíbrio, trazer estabilidade emocional, fortalecer os músculos e tecidos, regularizador do ritmo cardíaco, redução da pressão rterial,etc....
Cristais do chakra: Jade, esmeralda, diamante, quartzo rosa, ágata verde, ágata rosa, etc...

CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS DA COR;
Por ser a cor do equilíbrio, o verde não leva a extremos e possibilita um estado neutro, que facilita a assimilação e permite uma boa condição para um julgamento claro. A sensação que o verde transmite nos possibilita fazer ótimas ponderações.
Além de restabelecer o equilíbrio, essa cor mantém um bom funcionamento do corpo, bem estar e serenidade, permitindo que a vida possa fluir de maneira agradável e satisfatória. 
Quando estamos em equilíbrio interior, estamos em harmonia com a expressão, a mente e os sentimentos.
Dessa forma, concluímos que o verde, assim como o vermelho, é importante pois nos deixa centrados. Porém, cada uma dessas cores age num campo específico. A condição de equilíbrio do verde não é um impulso que resulta em ação ou retração, pois o verde não nos faz elaborar um curso de ação ou um projeto. Cabe ao vermelho e ao laranja a fase de concretização.
O verde atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência.
Associações mais importantes: Espaço, busca da verdade,visão panorâmica (intenção de enxergar 360 graus, de girar em torno de próprio eixo, de ver todos os aspectos de uma ação. 
Significado simbólico: Natureza, crescimento, primavera, criatividade, superabundância, fertilidade, dinheiro, acesso livre (a luz verde do trânsito ), vida, nova energia, fertilidade e crescimento. O termo verde significa jovem e inexperiente.
Significado mental: Discernimento, conciliação, capacidade de tomar decisões, generosidade, capacidade de fazer julgamentos sólidos, equilíbrio.
Significado emocional: Abertura, calma, liberdade, generosidade, questões relacionadas com o coração, ter uma visão panorâmica, inveja, ciúme, contentamento. Estabilizador emocional.

O USO DO VERDE NA DECORAÇÃO
Proporciona uma atmosfera equilibrada. É uma cor indicada para trabalhar o estresse. Após um dia muito cansativo, o contato ótico com essa cor fará com que a pessoa se recomponha mais rapidamente.
Ela pode ser introduzida nos ambientes por meio de plantas. Não é recomendado o uso do verde como cor predominante , em alguns ambientes, em virtude de ser uma cor que não induz a realização.
Em decorrência de seu efeito relaxante, é considerada a cor da boa digestão. Seu uso em cozinhas e sala de refeições é indicado 
No quarto a cor verde sugere equilíbrio e mantém a harmonia entre as condições físicas, psíquicas e emocionais. Quando o corpo está cansado e a mente muito ativada, ele suavizará os pensamentos, promovendo relaxamento. A ação do verde se estende a uma pessoa que se encontra com as emoções abaladas e sem objetivo de vida, pois favorece o resgate de novas perspectivas.
Os diversos tons de verde podem ser usados em quase todos os ambientes. É uma cor repousante para os olhos, e recomendada em ambientes de descanso de pessoas que trabalham forçando muito a vista.

O USO DO VERDE NA PUBLICIDADE
O verde não é uma cor que chame tanto atenção, nem atraia rapidamente o olhar, como é o caso do vermelho, do amarelo e do laranja. Porém, é uma cor que facilita a concentração quando, por exemplo, da leitura de um texto, sendo ideal por não ser cansativo e nem saturar. Facilita a leitura, mantendo uma sensação agradável e equilibrante, possibilitando uma boa capacidade de julgamento sobre o tema ou produto apresentado, porém possui pouca força de sugestão.
O verde é ideal para apresentar qualquer produto associado à natureza e fitoterápicos, pois essa cor transmite a sensação de pureza do conteúdo. Em empreendimentos campestres ou quaisquer locais de lazer destinados a pessoas de grandes cidades, o uso do verde junto com o azul dará uma sensação de calma, tranqüilidade e repouso.
Uso das cores. VERDE: COR COMPLEMENTAR MAGENTA Uso das cores. VERDE: COR COMPLEMENTAR MAGENTA Reviewed by André Rossiter on 16:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.