Uso das Cores. Preto e branco em seus conceitos

feng shui em recife

PRETO E BRANCO: YIN E YANG
OPOSTOS QUE SE COMPLEMENTAM

O branco representa a lousa em branco, onde podemos escrever o que quisermos, e o preto tudo que existe no universo.
Ambos representam vida e morte. Bem e mal.

PRETO
O preto representa a ausência de luz, é a escuridão máxima, a negação de todas as cores. Como cor ou pigmento absorve uma quantidade mínima de luz espectro.
As idéias associadas ao preto tendem em geral para a negatividade e o mal. Elas são usadas em expressões como: magia negra, mercado negro, ovelha negra, etc...
Oposto ao branco é a cor do funeral e representa perda ou falta de vida. Ficar muito perto do preto pode exaurir a saúde de alguém, porque o preto absorve energia e vitalidade, deixando cansaço físico e mental em seu lugar.
Roupas pretas interferem na eliminação de toxinas através da pele e pode trazer humor sombrio. Quanto menos se usar o preto em termos de calor, mais conforto se sente.
Em seu aspecto mais negativo, acredita-se que o preto estimule o lado pior das pessoas com tendências criminosas. Dizem que os feitos mais sombrios são realizados à noite, e dá-se o nome de coração negro ao grande vilão.
Os atributos positivos dessa cor são expressos muito raramente. Aspecto dual: o preto é a cor que contém todas as coisas e da qual surgiram todas as coisas. A escuridão da terra é o útero sagrado que abriga e nutre a semente em germinação, também a escuridão do útero da mulher alimenta o feto em crescimento.Talvez a capacidade de absorver todas as coisas seja um dos motivos por que os jovens , à procura de um rumo na vida, sentem atração pelo preto.

USO DO PRETO NA DECORAÇÃO:

BRANCO

“O branco produz sobre nossa alma o mesmo efeito do silêncio absoluto. Esse silêncio não está morto, pois transborda de possibilidades vivas. É um nada pleno de alegria juvenil ou, melhor, um nada anterior a todo nascimento, anterior a todo começo.”
Wassily Kanddinsky (pintor russo)

O branco é a união de todas as cores, é o resultado da mistura de todos os matizes do espectro solar. Por essa sua capacidade de união, representa a harmonia. Contém todas as cores e reflete toda a luz. Em pigmento o que se chama de branco é a superfície capaz de refletir o maior número possível de raios luminosos contidos na luz branca. Uma cor-luz branca e sua complementar produzem sempre o branco. Do ponto de vista físico, o branco é a soma das cores, psicologicamente é a ausência delas. 
É a vibração associada ao imaculado, a pureza, a inocência, a clareza, a mudança e ao plano cósmico da perfeição, por isto é a cor usada nos rituais do batismo, 1ª comunhão, e casamento. Em vários rituais místicos é a cor indicada das transmutações e transições do ser. Segundo o esquema tradicional de toda iniciação, ele representa morte e nascimento ou ressurreição.
Passa a idéia de asseio e esterilidade. Em nosso inconsciente é associado a morte orgânic. Nossa morte é branca em contraste com a cor vermelha da vida que colore nossos lábios. 
A força da luz branca é intolerável para quem cultiva características básicas como: traição, inveja, ódio, ciúme, maldade e violência.
O branco representa o asseio e a esterilidade. Foi usado por muito tempo em cozinhas, consultórios médicos e dentários para passar esta impressão.
Essa cor tem a característica de criar distanciamento e ampliar o espaço e, quando usada por terapeutas e profissionais de saúde, gera um distanciamento em relação aos pacientes.
Essa cor é muito ligada à espiritualidade. É a luz reveladora da verdade máxima. A mentira branca ou a magia branca são inofensivas.
O branco representa uma lousa em branco e o preto, tudo o que existe no universo. 
“A página branca indicará o discurso
Ou a supressão do discurso?”... (Texto de consulta) 
O branco é a cor da alvorada, que se situa entre a noite e o dia. É a cor da mudança, da transformação, da transição entre o escuro do não saber que cor viver e a clareza de ter definido a cor que se deseja viver.

USO DO BRANCO NA DECORAÇÃO:
Ao pintarmos uma parede de branco, podemos preenchê-la como o que quisermos e torna-la dolorida, assim como o ambiente, através de acessórios, tendo como vantagem a possibilidade de uso de qualquer cor. 

CINZA

Cor que se encontra entre o preto e o branco. No nível físico esta cor indica inteligência: a massa cinzenta do cérebro, mas pode indicar confusão. Não é preto nem branco.

feng shui no brasil

Uso das Cores. Preto e branco em seus conceitos Uso das Cores. Preto e branco em seus conceitos Reviewed by André Rossiter on 07:56 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.