Uso das cores. AZUL: COR COMPLEMENTAR LARANJA

feng shui

AZUL: COR COMPLEMENTAR LARANJA

O azul é a cor do Chakra da garganta e do Terceiro Olho.
O CHAKRA DA GARGANTA (VISHUDDA) está ligado a cor azul e seus diversos tons. Seu elemento é o éter e a lição da alma é a expressão da Vontade Divina. Está localizado no meio da garganta.
Função básica: ponte que liga o coração a mente consciente.
É o centro que está relacionado tanto com a expressão criativa quanto com a força de vontade física e espiritual.
Este chakra é o canal entre o coração e a mente, por isto atua na expressão oral. É a linha vital de comunicação para nos expressarmos e sermos ouvidos.
Governa o sentido da audição, o que está relacionado com a nossa capacidade de escutar a nossa voz e o nosso rítmo interior.
Atributos positivos: comunicação, vocação artística e habilidade aratesanal, espiritualidade, sinceridade, veracidade, etc...
Uso na cura: estimular a criatividade, refrescar queimaduras, insônia, gerar vitalidade, etc...
Cristais do chakra: turquesa, ágata azul, água marinha, etc...
CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS DA COR:
O azul é a primeira cor fria do espectro da luz. Enquanto as cores quentes – como o vermelho, o laranja e o amarelo – possuem maior propagação da luminosidade, causando sensações mais físicas, as Cores frias – como o azul, o índigo e o violeta – são mais escuras, pois sua maior propriedade não é física, mas astral, possuem uma vibração mais sutil, e seu efeito não é tão somente físico, atinge o emocional e permite a ligação com o eu superior.
É a cor que representa a espiritualidade, tanto que segundo os povos antigos tem a capacidade de aliviar a dor, porque eleva o ser, fazendo com que ele se desligue das sensações físicas. Na realidade, encontramos paz e serenidade no azul, porque esta cor toca profundamente o ser, desprendendo-o do mundo físico com sua realidade restrita. Por estar associada a cor do mar e do céu, diz-se que Deus fala aos homens por intermédio dessa cor.
Quem gosta da cor azul, gosta da beleza em todas as suas formas. A expressão sangue azul refere-se ao que há de melhor e mais elevado na humanidade.
Nessa cor não há razão, apenas emoção e sentimento, rompendo o vazio da escuridão dos pensamentos negativos. É associada aos mecanismo através dos quais a alma, representada pelo sentimento, manifesta-se para a experiência humana.
O azul produz uma sensação de calma que relaxa o corpo e a mente, desperta nossa essência, criando paz interior e nos permitindo tomar contato com o mais profundo do nosso íntimo. O azul celeste é a cor mais tranquilizadora de todas. Quando está em nosso campo de visão, faz com que o cérebro estimule neuro transmissores que tranquilizam e acalmam o corpo. Além disso diminui a pulsação, aprofunda a respiração, reduz a transpiração, abaixa a temperatura do corpo, elimina o ímpeto ou a resposta a luta, reduz o apetite.
A nossa mente recebe, desde o início, impressões que ficam gravadas nela e que nos levam a questionamentos do tipo: Eu mereço? Eu consigo? Será que? Essas atitudes dissipam nossas forças e nos deixam cada vez mais longe de nossos objetivos. Essa cor desperta a fé em nós mesmos. Quando temos fé, temos certeza. Se temos fé, confiamos na vida, na natureza, em Deus e em nós mesmos. Quando temos fé, assumimos a vida e controlamos os pensamentos que são verdadeiramente o grande empecilho para as novas realizações.
Cor excelente para quem sofre de estresse, tensão, insônia e hipertensão, pois tem propriedades que proporcionam paz e tranqüilidade.
O azul turquesa nos ajuda com a verbalização, facilitando toda a exteriorização que materializa o que está dentro de nós e que apenas nós conhecemos e sabemos. Permite a troca. 
Associações mais importantes: Paz e comunicação
Significado simbólico: Maria a nutridora e protetora mãe de Jesus e Rainha do céu, e Kwan Yin, a deusa da misericórdia do Extremo Oriente. Simpatia e cura. Descanso. Paz. Segurança. Devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Céu, paz e meditação, espaço.
A auto-estrada na Alemanha tem sinais azuis. Azul significa velocidade e direto em frente. Oficiais de instituições militares e civis, como empresas aéreas e linhas marítimas, usam uniformes azuis. Fazendo isso, querem mostrar que oferecem proteção e lhe informam que trabalham pela paz.
Significado mental: Intuição, diplomacia, força de vontade, liderança, uniformidade, autoridade.
Significado emocional: Serenidade, paz, calma, suavidade, vazio, frigidez, depressão, ir ao íntimo, proteção, é a cor que tende a guiar as pessoas para coisas novas e novos horizontes.
Uso das cores. AZUL: COR COMPLEMENTAR LARANJA Uso das cores. AZUL: COR COMPLEMENTAR LARANJA Reviewed by André Rossiter on 16:37 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.