Uso das Cores. AMARELO: COR COMPLEMENTAR VIOLETA

feng shui

AMARELO: COR COMPLEMENTAR VIOLETA
Cor do Chakra do Plexo Solar (Manipura), cujo elemento é o fogo e a lição da alma é o amor humano e o divino. Está situado sob o diafrágma, imediatamente abaixo do esterno. 
Ele é o centro que rege o poder e o valor pessoal, a capacidade de tomar decisões e a percepção intuitiva. A maioria das pessoas que percorrem um caminho voltado para a conquista do poder temporal concentram sua energia neste centro.
Função básica: fazer a conexão entre o mundo físico e o âmago do indivíduo.
O tema central desse chakra é o valor pessoal. Quando sua energia está equilibrada, os outros não podem tomar por nós decisões fundamentais a respeito de nossas vidas. A consciência de nosso valor individual nos enche de poder diante do mundo. 
O plexo solar está especificamente relacionado com o conhecimento interior. No nível físico ele governa o sentido da visão e, no nível espiritual indica que nos abrimos a uma experiência e percebemos o que é essencialmente melhor para nós.
Atributos positivos: inteligência, equilíbrio, nutrição, poder pessoal, autoconfiança, estimulação, assimilação nos níveis físicos e psíquicos, capacidade de decisão, etc...
Uso do amarelo na cura: melhorar o humor, dispersar o medo, desenvolvimento psíquico, estimulação motora, trabalhar a prisão de ventre, etc...
Cristais do chakra: topázio, citrino, âmbar, mica, etc...

CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS DA COR:
É a cor mais clara entre os componentes do espectro quente. 
O amarelo estimula as células cerebrais e por isso é associada à mente, ou seja, à potência intelectual do indivíduo. Estimula o intelecto e é considerada a cor da inteligência e sabedoria. Tem propriedade de aumentar a capacidade psíquica, permitindo uma boa condição de raciocínio. É a cor da lógica e da razão, fazendo racionalizar as circunstâncias. Como a racionalização tem por base o conhecimento adquirido no mundo consciente, ela vai interferir em nosso mundo psíquico. Portanto o amarelo atua estimulando o sistema nervoso, ativando as faculdades mentais que por sua vez vão trabalhar as emoções.
A mente é o mecanismo através do qual a alma atua no mundo físico. A função da mente é ser intermediária entre o mundo físico e o âmago do indivíduo. Entretanto, ela não é o próprio ser. O fato de percebermos a mente, demonstra que não somos a mente.
Os pensamentos fluem a todo instante e conduzem nossas emoções e sentimentos. Eles representam o externo agindo em nós.
O estímulo psíquico do amarelo, ao contrário do que aparenta, não possibilita o domínio dos seus pensamentos. Estimula a mente tornando-a mais vivaz, o que é fundamental para o viver bem. Uma boa capacidade psíquica nos permite uma melhor absorção das experiências vividas e nos ajuda para que nos expressemos com facilidade. 
Desperta a capacidade de concentração que é de vital importância para desempenharmos funções que exijam criatividade e vivacidade psíquica. Quando estamos estudando para uma prova ou concurso, o contato ótico com essa cor, através de luz ou papel colocado a nossa frente, permitirá um bom rendimento intelectual.
O uso do amarelo é indicado apenas quando precisamos de nossa força mental. Não é uma cor que permita um envolvimento maior com as pessoas e nem dá ajuda para expressarmos melhor nossos sentimentos, pois o amarelo é razão e não emoção.
Depois do branco, esse raio é o que fornece o máximo de energia. É absorvido através do plexo solar, que é um centro muito importante para todo o sistema nervoso e para o controle do processo digestivo, provocando o aumento de produção de sucos gástricos, responsáveis por uma boa digestão. 
È a cor predominante no período da manhã e é responsável pelo estímulo mental. Este é o melhor período do dia par lidar com negócios e assuntos que envolvem o intelecto.
Associações mais importantes: Conhecimento adquirido.
Significado simbólico: sol, luz, na medicina chinesa, o amarelo representa a terra. Amarelo na luz do tráfego significa atenção! Uma bandeira amarela significa quarentena.
Significado emocional: Calor cordial, riso, alegria e deleite,ciúme, medo , falta de confiança, covardia, nervosismo, confusão, depressão.
Uso das Cores. AMARELO: COR COMPLEMENTAR VIOLETA Uso das Cores. AMARELO: COR COMPLEMENTAR VIOLETA Reviewed by André Rossiter on 07:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.