Tutorial WordPress. Como analisar o desempenho dos plug-ins instalados e melhorar com isso a performance de seu site

tutorial wordpress

Ao longo de anos de prática e apaixonado por benchmark computacional (análise comparativa computacional) percebi que muitos dos problemas que achávamos ser do servidor era na verdade de algum recurso (plugin ou extensão) do sistema que estávamos utilizando.
Outra problemática que existe também é o site de uma hora pra outra apresentar problemas e lentidão e o pessoal do servidor tentar culpar o desempenho de suas ferramentas e por isso esse plugin pode ser tão eficiente pra analisar de fato o que é o erro.
Espero que entenda que o meu intuito não é usar a ferramenta para apontar um culpado, e sim conseguir identificar o problema para arrumar uma solução.
Como analisar o desempenho dos plug-ins do meu site em wordpress?
O nome da ferramenta que iremos utilizar é Plugin Performance Profiler e foi desenvolvido pelo pessoal do servidor do Go Daddy que mandou muito bem desde o intuito da ferramenta até a simplicidade e eficiência de seu uso.
Como Instalar o Plugin de Análise de Performance?
Primeiro passo
No menu principal que fica do lado esquerdo da tela de quem olha de frente pra mesma clique na opção (plug-ins).
tutorial wordpress
Segundo passo
Agora na tela de gerenciamento de plug-ins iremos adicionar um novo plugin.
O procedimento é simples e basta que você clique na opção (adicionar novo) representado pelo circulo vermelho ao redor da imagem.
tutorial wordpress
Terceiro passo
Agora na demarcação (verde) você poderá navegar entre plug-ins populares, adicionados recentemente, recentes, etc... o que vamos usar é a opção de busca por palavra chave uma vez que temos o nome do plugin e palavra chave que o chama. Digite na busca (p3).
Já na parte demarcada (vermelho) você poderá ver o plugin (p3) e deve então clicar em instalar para que possamos iniciar o procedimento de análise de desempenho de nosso site ou blog em wordpress.
tutorial wordpress
Quarto passo
Você terá uma tela que pede sua confirmação para instalação do plugin, pois apesar de saber que este que vamos usar é um plugin confiável é preciso que você saiba que nem todo plugin é confiável tampouco deve ser instalado em seu site principal sem os devidos testes.
tutorial wordpress
Quinto passo
Agora você verá uma tela de confirmação sobre a instalação do plugin e qualquer tipo de falha normalmente é devido a restrições do servidor e você deve não apenas entrar em contato para que os mesmos solucionem como pensar em mudar de servidor pra um que não de problemas com uma plataforma tão simples.
Certifique-se de clicar em ativar plugin para que o mesmo possa ser utilizado, mas caso esqueça não se preocupe pois o mesmo pode ser ativado na página de plug-ins.
tutorial wordpress
Sexto passo
Volte a página de plug-ins caso não tenha sido direcionado e caso tenha alguma dúvida você pode voltar para o início do tutorial e ver como se faz isso, mas uma vez na página de plug-ins cerifique-se de encontrar a opção (p3 plugin performance profiler) e clique em (scan now – escanear agora), caso a opção (scan now) não esteja ativa certifique-se novamente de que o seu plugin encontra-se ativo.
tutorial wordpress
Sétimo passo
Neste nova tela você pode ver alguns dos recursos da plataforma e seu entendimento é bastante intuitivo.
Para iniciar o processo de (scan) e ver o desempenho de seu site com wordpress clique em (start scan – iniciar scaner).
tutorial wordpress
Oitavo passo
Agora você vai escolher a forma que o scaner vai realizar o procedimento que pode ser (auto scan) ou (manual scan) e vamos escolher a opção (auto scan)
tutorial wordpress
Nono passo
Acompanhe o procedimento, pois se der qualquer falha você vai poder estar atento e corrigir o que tiver de ser feito, mas acima de tudo nesta etapa você verá uma barra que irá realizar o procedimento indicando o percentual de suas ações.
tutorial wordpress
Decimo passo
Agora o scan terminou e você terá de clicar em (view results ou ver resultados) para poder ver o resultado do scaner.
tutorial wordpress
Decimo primeiro passo
Veja o relatório que lhe será entregue, mas acima de tudo use estas informações para melhorar o desempenho de seu site seja instalando novos plug-ins que venham a melhorar o desempenho de seu site, seja removendo plug-ins que não tem um bom desempenho pro mesmo.
tutorial wordpress
Confira agora um playlist com vídeo aulas sobre web design com WordPress.
Gostando não deixe de conferir o nosso curso particular, pois no mesmo o aluno tem acesso a vídeo aulas exclusivas e suporte a suas dúvidas.

Pode lhe interessar
Mapa de Links para Vídeo Aulas do Joomla
Aqui você encontrará aulas de versões que estão fora de uso, mas muitas utilidades ainda tem aplicação, só que com interface diferente e vale a pena em algum momento conferir pra aprender um pouco mais e em último caso confira as vídeo aulas mais novas que são todas em qualidade HD e áudio digital.

Dicas Joomla 1.5

Curso Joomla 2.5
Dicas Extras de Joomla 2.5.

Vídeo Aulas Joomla 3X
Tutorial WordPress. Como analisar o desempenho dos plug-ins instalados e melhorar com isso a performance de seu site Tutorial WordPress. Como analisar o desempenho dos plug-ins instalados e melhorar com isso a performance de seu site Reviewed by André Rossiter on 12:27 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.