Tutorial Edição de Vídeo para EAD. Efeito de Enfoque com SpotLight

tutorial camtasia studio

Aplicar efeitos de Enfoque no decorrer de uma vídeo aula de software ou contexto subjetivo para dar destaque a um ponto específico do vídeo pode tornar a sua aula mais didática e neste tutorial iremos ver o recurso de SpotLight.
Este tipo de procedimento é muito estudado na linguagem cinematográfica, onde o movimento de câmera, ângulo da câmera, posicionamento da câmera, estrutura de figura e fundo, captura do áudio e distância entre diferentes microfones na captura do áudio ajudam o inserir o usuário no contexto do vídeo.
A verdade é que a maioria dos professores não faz isso porque dá muito trabalho e o volume de pessoas interessadas em algo mais popular é maior que o número de pessoas interessada num trabalho mais caprichado, mas existe sim um mercado pra este tipo de produção mais elaborada e pessoas dispostas a pagar o preço justo por este tipo de qualidade.
Primeiro passo.
Certifique-se que a opção de (cursor effects – efeitos de cursor) estejam ativas e caso a mesma não esteja ativa você poderá ativa-la no menu (more – mais).
tutorial camtasia studio
Segundo passo
Depois de ativar os (efeitos de cursos) escolha um ponto do vídeo em sua time line e clique no menu (cursor effects – efeitos de cursor).
tutorial camtasia studio
Terceiro passo
Onde existe a opção de número 1 em vermelho clique no menu (add keyframe – adicione um keyframe).
Obs. Quanto ao item 1 em vermelho (lembre-se de botar o ponteiro do vídeo no ponto desejado para o efeito em sua time line).
item 2 em vermelho é onde você pode ativar ou desativar a visualização do mouse e ainda aumentar ou diminuir o tamanho do cursor.
Obs. Particularmente eu acredito que é melhor dar destaque no momento de alguma ação importante que propriamente aumentar o tamanho do cursor.
item 3 em vermelho é onde você pode escolher o perfil do efeito (spotlight, blur...), a verdade é que o procedimento é muito parecido para todos, mas vamos dar destaque ao SpotLight porque é o meu favorito e sou eu que to fazendo o tutorial (  J  ) kkkkkk.
Brincadeira pessoal, eu acredito que este tipo de efeito é melhor que a forma animada colorida porque numa tela cromática a cor do efeito animado pode não ter um bom destaque enquanto que o spot light tira cor no vídeo colorido pra dar destaque a um determinado ponto.
Com esta última observação do parágrafo anterior podemos concluir que para o vídeo preto e branco a recíproca da retórica sobre o vídeo colorido se aplica ao vídeo em preto e branco.
tutorial camtasia studio
Agora vamos debater a tela de efeito (spotlight – ponto de luz) ampliada para entender o sentido de cada uma das opções.
Em (higlight effect) – você poderá escolher o perfil do efeito que deseja aplicar
Em (Size) – Você poderá definir o tamanho do efeito
Em (Opacity) – você poderá definir o contexto de opacidade do trecho que não estará em destaque.
Em (blur) – Você poderá definir o nível de desfoque da área externa quanto a visibilidade do conteúdo de fundo do efeito
Em (Soft Edge) – Você poderá definir o tom de degrade entre as extremidades do efeito e da área excluída
Em (Color) – Você poderá definir a cor da área de desfoque para o efeito de destaque.
tutorial camtasia studio
IMPORTANTE
Ao final do ponto desejado para o efeito o editor deve clicar em adicionar um novo keyframe no item 1 em vermelho (add keyframe – adicionar keyframe) e na opção do efeito escolher (none – nenhum).
Se o editor esquecer este procedimento o vídeo ficará com aquele ponto de destaque travado do ponto inicial definido para o efeito até o final do vídeo ou momento que você adicione um keyframe mudando ou removendo o efeito.
Confira agora algumas aulas de edição de vídeo para EAD com Camtasia Studio.
Se gostar de nossas aulas demonstrativas não deixe de adquirir o nosso curso completo, pois o mesmo é repleto de vídeo aulas exclusivas e os alunos tem suporte a suas dúvidas.
Tutorial Edição de Vídeo para EAD. Efeito de Enfoque com SpotLight Tutorial Edição de Vídeo para EAD. Efeito de Enfoque com SpotLight Reviewed by André Rossiter on 12:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.