PERCEPÇÃO FUNCIONAL DOS AMBIENTES

feng shui

O Taoismo em seu princípio do Tao afirma que o ser humano interage com tudo que está a sua volta, e que para ter uma paz profunda o homem deve sentir-se positivamente integrado a tudo que o rodeia. Esta consciência leva a uma preocupação maior do que puramente a estética durante a elaboração de um projeto arquitetônico ou de ambientação; preocupação esta que é a base de um viver melhor, e que nos leva ao questionamento do que queremos obter como resultado de vida de um determinado ambiente.
É uma visão extremamente válida, uma vez que leva quem trabalha um ambiente ao uso consciente de cada recurso que aplicará no desenvolvimento de seu projeto. Cada detalhe será pensado com consciência de que vai interferir na vida daqueles que usarão/freqüentarão (estes em menor escala) o ambiente trabalhado. A escolha/colocação de um objeto, deixará de ser enfeitar um espaço e sim buscar mensagens, energia de forma e colorido que sejam positivos para quem os vê. O uso das cores deixará de ser apenas colorir um espaço para ser também trabalhar um espaço. A função do ambiente será vista como fator determinante da elaboração de um projeto. 
O ponto de partida para um estudo detalhado da função dos ambientes é o tipo de edificação que se deseja trabalhar. Assim pode-se definir suas características e chegar a cada ambiente com segurança para fazer uma análise do que se quer obter deles.
O melhor ponto de partida para este tipo de trabalho é uma casa, residência, uma vez que todas as pessoas têm alguma vivência deste tipo de espaço. Traçar um paralelo entre uma casa e outro tipo de edificação que se queira analisar fica mais fácil depois desta primeira análise.
Uma casa pode ser dividida em três áreas: social, íntima e serviço., todas elas de igual importância na vida das pessoas que a habitam.

ÁREA SOCIAL: A área social, é a área mais exposta da casa, uma vez que é freqüentada por pessoas que não fazem parte do grupo que aí habita, pessoas estas que podem estar mais ou menos ligadas aos seus moradores, mas que terão acesso ao seu espaço de vida. Esta área é composta por: jardins, terraço, sala de estar, sala de jantar e wc social.

JARDINS
Para a grande maioria das pessoas leigas, a função maior de um jardim é embelezar/valorizar uma casa. Para aqueles que trabalham/conhecem o feng shui, esta visão amplia-se, mostrando o jardim e suas plantas como indicadores de energia, harmonizadores do ambiente, ativadores de todos os guás de uma casa, assim como elementos de cura. As plantas humanizam e climatizam os ambientes, trazem os rumores da natureza, como: canto dos pássaros, folhas ao vento, água em movimento, trazem o colorido dos pássaros, das borboletas, enfim, trazem vida para nossas casas.
Podemos trabalhar com a cor e/ou a forma das plantas, com seu aroma, com a energia que percebemos nelas, etc.. Podemos usar as plantas criando áreas de sombra em locais muito áridos e automaticamente modificando a temperatura do mesmo. Podemos também modificar o jogo de sombra e luz dos espaços através de seu uso.

TERRAÇO
O terraço de uma casa é um prolongamento do jardim. Sua ambientação deve ser feita aproveitando/valorizando a beleza do mesmo. Num apartamento é a única possibilidade de contato com a natureza e com o aberto.
Nos locais de clima quente, o terraço de uma casa funciona como sala de estar.

FUNÇÕES DO TERRAÇO:Casa: Integração jardim/casa.
Transição área externa/área interna.
Clima quente - sala de estar.
Apartamento: Convívio com o entorno.
Elemento de integração da vizinhança.

SALA DE ESTARA sala de estar é o local de convívio familiar e social (recebimento de amigos e convidados). É também uma área de integração e como tal deve ser trabalhada. Aí a conversa é colocada em dia, e um projeto bem direcionado vai estimular a família a um convívio maior e de melhor qualidade.
Em qualquer destas atividades, a sala deve promover o convívio comum do grupo que a freqüenta, por isto deve ser trabalhada com equipamentos e elementos decorativos que ajudem a tornar este convívio mais agradável. 

FUNÇÕES
Convívio familiar.
Prática de atividades comuns familiares e sociais.
Integração das pessoas que a frequentam.
Local para uma soneca, estudar, ler , jogar, etc...

SALA DE JANTAR:A principal função da sala de jantar é ser o local onde as pessoas se alimentam. Devido a esta função, deve ser também um lugar que traga tranqüilidade e relaxamento, e com isto as condições ideais para a ingestão de alimentos, facilitando a digestão. Como é também um lugar onde a maior parte das famílias senta para conversar após as refeições (provavelmente devido ao fato da mesa colocar as pessoas frente a frente e muito próximas) pode-se através do projeto induzir este diálogo para os temas que mais ajudarão a família em seu relacionamento e crescimento.

FUNÇÕES:
Realização das refeições.
Trazer tranqüilidade e relaxamento para as pessoas fazerem as refeições nas condições ideais.
Conversa informal após as refeições.

ÁREA ÍNTIMAEste é o espaço da casa onde vamos ter maior contato conosco e com nosso corpo, é onde vamos cuidar de nós mesmos. É onde vivemos os momentos de maior intimidade de nossa vida. É onde vamos nos colocar nus, sem adornos, sem máscaras. Onde trocamos confidências, onde estamos vulneráveis.
Deve ser a área mais reservada da casa e bastante preservada da presença de estranhos, uma vez que é o local onde estamos mais indefesos, devido a sua própria função: repouso e renovação. Para relaxar precisamos nos sentir seguros, e como ao dormir estamos totalmente entregues e indefesos, é fundamental um grande cuidado com a proteção e segurança desta área. Ela é composta por quartos e banheiros.
PERCEPÇÃO FUNCIONAL DOS AMBIENTES PERCEPÇÃO FUNCIONAL DOS AMBIENTES Reviewed by André Rossiter on 18:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.