Empreendedorismo Digital. 5 Estratégias Fundamentais para o Sucesso

Empreendedorismo Digital

As estratégias que vou relacionar aqui poderiam ser subdivididas ou apresentadas de forma mais extensa, mas vou explicitar o sentido de cada uma de forma mais simples possível.
  1. Pesquisa (Entenda o Seu consumidor, Entenda o seu Serviço ou Produto)
Pode parecer simples ou irrelevante entender o consumidor, vejo muito debate sobre estratégias de marketing digital que não levam em conta o fator mais importante do empreendimento; o consumidor.
Entender o consumidor ajuda a otimizar custos ou na escrita de campanhas que realmente tragam o que é importante pra o seu público.
Ex. Você poderia promover um fast food como comida deliciosa e esquecer o tempo de atendimento e o que o consumidor de fast food busca de forma ainda mais importante que a qualidade da comida é o tempo de atendimento.
A prova viva deste exemplo é que se o público em geral buscasse requinte no paladar do fast food o Mac Donald estaria falido. A comida é saborosa mas o seu destaque é a velocidade em que se entrega o mesmo e não o sabor.
Entendendo este fator você pode não apenas focar em campanhas que chamem mais atenção de seu público como pode focar seu serviço no que é realmente importante para o seu consumidor e ter maior retorno sobre investimento além de perspectiva de crescimento.
  1. Site e Redes Sociais
Tenha um site que de a possibilidade de seu consumidor ou possível consumidor interagir com seu empreendimento, crie uma planilha de contato de seus clientes e pessoas interessadas em seu negócio.
Evite porém fazer spam (propaganda abusiva) e não venda a sua lista de emails, pois isso pode prejudicar o posicionamento de seu site nos buscadores e pior que isso criar um clima chato com as pessoas que acompanham ou desejam saber mais sobre o seu trabalho.
As redes sociais para comunicação direta com o consumidor e clientes é muito importante, pois dá abertura para comunicação transparente e rápida com seu consumidor, interessados e fans de seu trabalho.
Vale ressaltar que antigamente o poder de comunicação era restrito aos empresários, empreendedores e marketeiros mas que hoje em dia com as mídias sociais o indivíduo comum tem tanta força de comunicação ou mais que as grandes empresas.
O aspecto viral da comunicação e forma que as relações pessoais estão conectadas amplia a força de expressão de qualquer indivíduo na rede.
  1. Marketing Digital e SEO
Não basta conhecer seu público e ter um site, você precisa ter uma estratégia para se destacar no meio de tantos concorrentes.
Apenas no ano de 2013 segundo o registro br foram criados mais de 3 milhões e 200 mil domínios para empreendimentos digitais e você deve levar em conta que existem outros tipos de entidades que registram outros tipos de domínios ainda mais predominantes o que nos faz crer que são criados por ano mais de 7 milhões de sites de forma que não basta estar online é preciso se promover.
A maior vantagem da Web é uma faca de 2 gumes:
“Você está a um clique de distância de seu consumidor, mas seu concorrente também.”
Tendo em vista esta retórica, invista no atendimento ao seu consumidor no mínimo em questões éticas como um diferencial para permanecer no mercado.
Invista em campanhas PPC (pague por clique)
Este tipo de campanha ajuda a criar back links de qualidade pro seu site e podem com técnicas corretas ajudar a direcionar trafego mais propenso a comprar o seu produto ou serviço.
  1. Benchmark Computacional e Convergência Estratégica
Benchmark diz respeito a estratégias comparativas e o fato de ser computacional por se tratar de análises por meios computacionais.
Estas análises são fundamentais para entender o desempenho de sua plataforma web, servidor, volume de trafego em relação a plataforma web e servidor, desempenho das campanhas de marketing digital, análise de palavras chave dentre outros que nos aprofundamos em nosso curso particular de web ou ecommerce
O monitoramento é importante para reestruturar suas estratégias, pois se empreender e administrar significa dentre outras coisas se reinventar nos meios digitais isso precisa ser mais dinâmico, afinal conversamos hoje com um amigo do outro lado do mundo com a mesma riqueza de detalhes que conversamos com o nosso vizinho de porta.
A convergência estratégica só é possível mediante análise de fatos ou dados e o meio digital com recursos computacionais (benchmark) torna a tomada de decisão cada vez mais fácil no sentido de reduzir as margens de erro.
Pense que se empreender de maneira inteligente se trata de analisar riscos e perspectivas de retorno sobre investimento os dados ou informações são o maior diferencial e nesse ponto as estratégias de convergência por benchmark computacional são fundamentais.
  1. Planejamento Financeiro (Capital de Giro como fator de Sucesso)
Pode parecer desnecessário falar sobre planejamento financeiro, mas é onde está o maior índice de falha de qualquer empreendimento seja digital ou offline.
É preciso distinguir apurado de lucro, é preciso ter um capital de giro para no mês ruim não trabalhar em função do dinheiro e ter em mente que a falta de planejamento financeiro faz com que muito empreendedor corra atrás do fundamental e deixe de fazer o que é importante para o crescimento do seu empreendimento.
Existem muitas premissas do valor ideal para se armazenar antes de começar um empreendimento e a maioria gira em torno de um ano de renda acumulado antes de se empreender.
Outro fator curioso que demanda disciplina na forma de gerenciar o faturamento de um empreendimento está no fato de que ao contrário de um emprego fixo o seu salário como empreendedor ou empresário não é fixo, vão ter meses muito bons e meses ruins e no mês bom você deve reservar para o mês ruim.
Concluímos que o faturamento do empreendedor é mais uma média do faturamento anual que propriamente fruto de uma renda mensal e isso muda a forma de se planejar.
Lembre de calcular as despesas fixas, as variáveis e saiba que: “shit happens” e em qualquer destes momentos a reserva financeira será o diferencial na sobrevivência do seu empreendimento.
Empreendedorismo Digital. 5 Estratégias Fundamentais para o Sucesso Empreendedorismo Digital. 5 Estratégias Fundamentais para o Sucesso Reviewed by André Rossiter on 13:57 Rating: 5

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