Empreendedorismo como Fenômeno de Transformação Social

Empreendedorismo como Fenômeno de Transformação Social

A forma como as pessoas pensam muda de acordo com o tempo, região…., mas na era digital a velocidade dessa transformação assusta quanto a sua velocidade.
Estudando o empreendedorismo como fenômeno podemos entender melhor estes fatos.
Exemplo:
A primeira grande transformação social ocorreu na evolução do homem nômade que explorava a terra ao máximo e depois migrava porque a terra já não tinha muito mais para oferecer.
Pela necessidade de estabelecer padrões para se sentir mais seguro e estável o homem criou o tempo com o intuito de poder se programar quanto ao plantio e colheita numa cultura essencialmente agrícola.
Observe porém que o tempo é: espaço dividido pela velocidade que o mesmo percorre um espaço pré determinado e que este mede apenas o ciclo de um período de tempo em relação a natureza, porém o mesmo é flexível em seu sentido mais amplo.
A prova disso é que 30 minutos com a pessoa que você ama passa muito rápido, mas 30 segundos com a mão no fogo pode parecer uma vida inteira ou até impossível.
A segunda grande transformação social ocorreu no período da revolução industrial onde após se organizar de forma profissional sobre a sua capacidade de produção o ser humano acabou por produzir mais que a demanda de sua produção.
Isso trouxe um problema sério quanto a perspectiva de sobrevivência do ser humano quanto ao capital empatado sobre o excedente de sua produção.
Nessa fase então o ser humano viu a necessidade de vender o invisível (mercado de consumo), o comércio do invisível cria valor sobre a ostentação de posse ou aquisição de bens.
O pior desta fase foi a percepção da necessidade de criar produtos com vida útil limitada para se estimular o consumo e com isso nasce a obsolescência programada.
Estas relações de consumo comercializadas de forma invisível como trama psicológica por intermédio do consumismo se expandiu para as relações humanas e os relacionamentos começaram a durar menos a partir deste momento numa análise antropológica de nossa sociedade e suas relações.
A terceira grande transformação social ocorreu na era do conhecimento que é onde nos encontramos, pois esta era deu voz de expressão a pessoas comuns. Fato este que antes era restrito a empresários, marqueteiros e publicitários.
Nesta era temos pessoas comuns que com um microfone e um computador chegam a ter mais poder de expressão que jornalistas de renome em jornais de grande circulação.
A era da informação trouxe o geo clustering que permite entender de verdade o que as pessoas pensam e fazem independente do que elas dizem.
Exemplo: 8 a cada 10 pessoas afirmam nunca terem visitado sites de entretenimento adulto, só que pesquisas por intermédio de ferramentas de análise comparativa por meios computacionais demonstram que estes índices não são tão verdadeiros quanto a resposta das pessoas de forma científica.
O problema da era da informação é que agora qualquer um pode se expressar e influenciar milhões de pessoas sem sequer precisar ter um verdadeiro conhecimento a respeito do que se expressam.
As palavras com força de expressão tem um poder e trarão mudanças que ainda não conseguimos prever, mas que serão transformadoras quanto a seus efeitos.
Um dos efeitos decorrentes do poder de expressão de pessoas simples é visto no atendimento ao consumidor de pequenas, médias ou grandes empresas.
Antigamente o consumidor insatisfeito colocava a boca no trombone e este não tinha muito alcance... hoje o consumidor insatisfeito posta um vídeo no Youtube, faz sua queixa no Twitter, etc…. Pra piorar muitas vezes o consumidor insatisfeito ainda está disposto a mentir para tirar alguma vantagem ou como forma de vingança de sua insatisfação.

Os benefícios desta era porém são fantásticos para quem gosta de estudar e está disposto a aprender e em algum momento falarei sobre isso por intermédio de reflexão sobre o estudo do Metaverso e a relevância desse em nossa economia e para sociedade como um todo.
Empreendedorismo como Fenômeno de Transformação Social Empreendedorismo como Fenômeno de Transformação Social Reviewed by André Rossiter on 04:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.