Comércio Eletrônico. Introdução a Atribuição de Preço ou Precificação

Introdução a Atribuição de Preço ou Precificação

A atribuição de preços é muito mais antiga do que se possa imaginar e sempre esteve presente na humanidade, mudando apenas a moeda de troca de acordo como as partes atribuíam valor aos elementos da troca.
Ex. O homem troca 20 galinhas por 1 vaca
Os critérios de precificação permanecem os mesmos ao longo dos tempos, só que hoje em dia temos uma moeda de valor comum a todos.
Valor está associado a alguns fatores como: possibilidade de retorno sobre investimento, aspectos pessoais, aspectos culturais, aspectos regionais, aspectos sazonais.
Todos estes pontos tem de ser avaliados no processo de atribuição de preços, inclusive para julgar a viabilidade comercial de um produto ou serviço.

O Preço está associado a alguns fatores como: Diferenciação entre produto e serviço que Kotler chama de tangibilidade ou intangibilidade (vale para produto e serviço) que diz respeito a possibilidade de tocar as diferenças entre qualidade e valor a mão quanto a tangibilidade e no que diz respeito a intangibilidade a inconsistência na prestação de serviços, critérios de escassez (vale para produto e serviço) e diz respeito a dificuldade de encontrar um determinado produto ou serviço ou demanda maior que a produção, critérios de especialização (vale apenas para serviços) e está ligado ao nível de conhecimento específico sobre o que se propões solucionar como prestação de serviço, critérios de valor (vale para produto e serviço) e diz respeito a forma individual como cada um atribui valor as coisas de forma isolada e por fim a possibilidade de retorno sobre investimento ou ROI (vale para produto e serviço) e diz respeito ao retorno financeiro que você pode ter ou não ao contratar um serviço ou produto.

Prestação de serviços segundo critérios de Perecibilidade: Diz respeito ao fato de que serviços não podem ser estocados e que se o prestador de serviços ficar doente não pode produzir e com isso nem que seja uma pequena taxa deve ser adicionada ao orçamento de cada serviço para cobrir custos de instabilidade quanto a salubridade e saúde para que o empreendedor possa sobreviver em caso de problemas de saúde.

Prestação de Serviços quanto a critérios de Variabilidade: Diz respeito ao fato de que problemas emocionais ou financeiros podem influenciar a capacidade ou qualidade da prestação de serviços enquanto que produtos se mantem mais estáveis.
Consequentemente os critérios de satisfação em prestação de serviços não podem ser avaliados como produtos.

Precificação Segundo Análise de Mercado.
Essencialmente a atribuição de preço tem a ver com o alcance de Mercado, mais os custos (fixos e variáveis) multiplicado ou dividido pela estimativa de volume de vendas.
Ex. Se eu compro um produto por R$ 100 reais qual o preço que devo estipular?
Apenas com estes parâmetros você não poderia atribuir preço.
Precisaríamos saber os custos operacionais e dividir pela estimativa de vendas com um acréscimo de estimativa de erro sobre a margem desvendas mais a soma do que seria o lucro.

Seu cliente pode pagar mais
Muitas empresas ou prestadoras de serviço fazem competição em relação ao preço e este com certeza é um fator limitante, mas é importante saber que em muitos casos o cliente está disposto a pagar mais por um produto ou serviço se tiver algum benefício a mais na aquisição do mesmo.
Ex. Você estaria disposto a andar 10 quilômetros a mais para economizar R$ 0,05 centavos na compra de um refrigerante? E se você tivesse trabalhado muito e estivesse cansado a resposta seria a mesma? quanto a mais você pagaria por um refrigerante se estivesse cansado e com sede?
Pesquisas de mercado demonstram que de modo geral o consumidor está disposto a pagar até 30% a mais para adquirir um produto se tiver algum tipo de vantagem adicional.
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