Comércio Eletrônico. Introdução a Pesquisa de Mercado.

Introdução a Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado visa identificar as necessidades e desejos do seu potencial cliente, ajustar as premissas as quais o seu negócio está baseado, tomar decisões sobre distribuição e comercio de seu produto, assim como abordagem de vendas e estratégias de precificação.
Tipos de Pesquisa de Mercado
O proposito da pesquisa de mercado tem de ser bem claro e ajuda a objetivar as perguntas e entender o mercado que estamos consultando.
A pesquisa de mercado também tem um papel importante na gestão de vendas, pois a melhor maneira de vender é conhecer o possível consumidor quanto a suas dores, seus anseios, seus sonhos para poder apresentar o seu produto ou serviço.

Pesquisa Primária: dados coletados especificamente para o seu negócio.
--- abertas --- são perguntas que podem ser respondidas de forma ampla, a resposta demanda um discurso livre.
------ Analisar perguntas abertas demanda mais tempo e acaba sendo mais dispendioso para interpretar, além de que as pessoas costumam apresentar receios de responder as mesmas porque costumam tomar mais tempo do entrevistado.
--- fechadas --- perguntas fechadas são do tipo de múltiplas escolhas ou perguntas com um grau de ambiguidade ou dicotomia onde as respostas se contrapõe.
------ As perguntas fechadas tendem a apresentar mais erros pela facilidade de chutar as respostas ou pela ambiguidade na escolha de respostas restritas, mas são mais fáceis de se interpretar.

Pesquisa Secundária: informações já coletadas por outras empresas ou finalidades.

Como coletar os dados sobre um determinado mercado?
Por meio de: Questionários, entrevistas e grupos de discussão.
A linguagem do questionário tem de ser coloquial e simples de ser entendida.
Não utilize perguntas que induzam as respostas pra que as mesmas sejam mais significativas.
As pessoas que vão ser entrevistadas, questionadas ou que venham a fazer parte de seus grupos de discussão tem de ter haver com o seu produto ou serviço.

Mapeando o perfil do setor que desejo atuar e qual o tamanho do mercado
Não basta ter informações sobre o determinado setor de mercado que você deseja atuar, é importante conhecer as expectativas futuras do seu mercado, principalmente no tocante quanto a viabilidade de seu empreendimento.
As pesquisas de setor normalmente são feitas a partir de pesquisas de mercado já existente.
Qual o padrão de crescimento do mercado? Isso é importante para analisar a perspectiva de crescimento e se esta tendência se sustenta.

Análise da Concorrência
Também é importante saber o que afeta o seu mercado, quais são os concorrentes diretos e quem são os concorrentes indiretos.
O concorrente nem sempre é alguém que vende a mesma coisa que você.
Isso acontece porque o dinheiro é finito e as vezes um produto alternativo influência na venda de seu produto ou serviço.
Outros fatores que influenciam a venda de seu produto ou serviço dizem respeito a situações do mercado financeiro como um todo.
Concorrentes Diretos: São pessoas ou empresas que comercializam um mesmo produto ou serviço que atuamos ou desejamos atuar.
Concorrentes Indiretos: São pessoas ou empresas que apesar de não comercializar algo semelhante ao nosso produto ou serviço interferem em nossas vendas.
Exemplo de concorrentes indiretos 1: Vamos supor que você venda bombons finos para o mercado de luxo, uma loja de lembranças finas para o mercado de luxo pode interferir nos resultados diretos de suas vendas.
Exemplo de concorrentes indiretos 2: Vamos supor que você alugue maquina de fliperama para festas e que não tenha nenhum concorrente direto, mas você percebe que como o orçamento para festa é limitado que o seu concorrente indireto é a banda de música, pois em muitos momentos a empresa ou cliente tem dinheiro apenas para um serviço e se ele escolher a banda de música não poderá escolher o aluguel de fliperama, já se o cliente alugar o fliperama não terá dinheiro para alugar a banda.

Introdução a Atribuição de Preço ou Precificação
A atribuição de preços é muito mais antiga do que se possa imaginar e sempre esteve presente na humanidade, mudando apenas a moeda de troca de acordo como as partes atribuíam valor aos elementos da troca.
Ex. O homem troca 20 galinhas por 1 vaca
Os critérios de precificação permanecem os mesmos ao longo dos tempos, só que hoje em dia temos uma moeda de valor comum a todos.

Valor está associado a alguns fatores como: possibilidade de retorno sobre investimento, aspectos pessoais, aspectos culturais, aspectos regionais, aspectos sazonais.
Todos estes pontos tem de ser avaliados no processo de atribuição de preços, inclusive para julgar a viabilidade comercial de um produto ou serviço.

Precificação Segundo Análise de Mercado.
Essencialmente a atribuição de preço tem a ver com o alcance de Mercado, mais os custos (fixos e variáveis) multiplicado ou dividido pela estimativa de volume de vendas.
Ex. Se eu compro um produto por R$ 100 reais qual o preço que devo estipular?
Apenas com estes parâmetros você não poderia atribuir preço.
Precisaríamos saber os custos operacionais e dividir pela estimativa de vendas com um acréscimo de estimativa de erro sobre a margem de vendas mais a soma do que seria o lucro.

Dica sobre Desenvolvimento de Questionário para Pesquisa de Mercado.
Se você tiver dúvidas sobre como elaborar uma pesquisa de mercado você pode visitar sites como Survey Monkey que tem dezenas de modelos de pesquisa prontas para os mais diversos segmentos na versão gratuita e no modelo pago você ainda tem uma grande variedade de templates.
Se você tiver um site ou lista de emails e desejar fazer gratuitamente a sua pesquisa você poderia fazer a pesquisa de mercado pelo Google Drive usando seus formulários.
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