Quanto Vale a Sua Educação ?


Curioso que pensando sobre o valor da informação e formação de um profissional eu me deparei com melhor argumentação no estudo sobre segurança da informação que na própria teoria da educação e meus estudos relacionados.
Talvez pareça irrelevante ou sem valor a informação ou formação numa era que uma criança com acesso ao Google tem em mãos mais informação que o presidente dos Estados Unidos ou o Imperador da China tiveram 100 anos atrás e com isso pouco pensamos sobre o valor da informação.
Qual o valor da informação e formação de uma pessoa mediante estes dados?
Exemplo 1.
Imagine que você compra um celular por 1.000,oo mil reais e ao perder ou ser roubado você se depara com um dilema onde seria mais fácil pra você pagar pra ter acesso a sua agenda (informações do telefone e agenda) que o próprio aparelho em si.
Exemplo 2.
Imagine que você está escrevendo um livro, TCC, Monografia, Tese, a letra de uma música ou algo importante pra você no seu computador.
De repente seu HD (Hard Disk – disco rígido) queima ou dá alguma zebra e novamente você se depara com a ideia de que pagaria mais por seu HD que por um computador novo, pois a informação tem valor, nem que seja pra você.
Sendo assim: Qual o valor da informação de forma concreta?
Diante disso percebemos que a informação tem um valor específico seja para pessoa, para sua empresa, para o mercado de trabalho, concorrente ou para a sociedade como um todo.
O valor da informação varia de acordo com necessidades ou interesses de cada um.
Exemplo 3.
Pressuponha a formula da cura do câncer.
Observe que a formula da cura do câncer é uma informação que tem valor diferente para grupos diferentes.
Grupo 1.
Valor da informação sobre a cura do câncer pra quem não tem câncer?
Nenhum, pois ele não precisa disso pra nada, não neste momento.
Grupo 2.
Valor da informação sobre a cura do câncer para o Empreendedor?
Uma fortuna, pois ele reconhece que isso tem um valor comercial enorme de venda e comercialização para quem a vida depende disso.
Grupo 3.
Valor da informação sobre a cura do câncer pra quem tem câncer?
Inestimável, pois quanto você avalia ou como atribuiria preço a uma vida?
Nesse momento seria o preço da cura (informação), do câncer.
Questionamento obvio sobre o valor da informação.
Se a informação tem tanto valor, por que nem todo PHD é rico ou por que nem todo intelectual é rico?
Primeiro pelo fato de que ser intelectual, ou ter informação não significa saber usar.
OBS. Não estou menosprezando os títulos de grandes mestres, pelo amor de Deus, de forma alguma, só estou criando uma distinção entre empreendedorismo, aplicação prática do conhecimento e objetivo prático da aplicação do seu conhecimento alinhado obviamente a objetivos de vida distintos mediante valores sociais ou culturais intrínsecos de cada indivíduo.
O mais importante sobre o investimento em conhecimento e aprendizado.
O conhecimento lhe dá uma visão superior (mais ampla) de mundo, das pessoas e solução para possíveis problemas do dia a dia, sem contar que profissionais qualificados ganham mais e trabalham menos por seus conhecimentos e são muito valorizados e raros no mercado de trabalho.
Atualmente existem mais vagas de bons empregos que pessoas qualificadas para exerce-los.
Se você ainda não estudou ou até o momento não se dedicou muito a isso não se preocupe, pois não é tão importante onde você está, quanto onde pretende chegar e o que faz para chegar lá.
Quanto Vale a Sua Educação ? Quanto Vale a Sua Educação ? Reviewed by André Rossiter on 10:47 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.