O Fator Tempo na Educação a Distância

educação a distância

  Ao longo de 9 anos trabalhando com EAD e desenvolvimento de vídeos para educação a distância percebi que é uma dúvida muito comum da parte do aluno o fator: carga horária (tempo de duração do curso).
O tempo no contexto histórico….
O “tempo” foi “criado” pelo ser humano dentro de um contexto histórico para estabelecer padrões e programar a colheita de uma cultura essencialmente agrícola de uma época e contexto social de toda uma sociedade, mas não necessariamente condiz com a verdade sobre o mesmo.
Divergências sobre o tempo……
É fácil observar a discrepância do tempo ao lado de seu amor…. 30 minutos passam muito rápido, mas experimente colocar a mão no fogo por 1 minuto…. 1 minuto pode parecer a meia hora com seu amor ou uma vida inteira…
1 fração de segundos pode representar uma vida inteira para um maratonista que tirou o 2 lugar numa olimpíada que treinou a sua vida inteira para chegar lá.
Realidade sobre o tempo…
O tempo é representado pela velocidade que o ponteiro percorre um trajeto de 360 graus de forma matemática a equiparar o ciclo do sol, conforme descrito antes pela necessidade de estabelecer padrões para agricultura (plantio e colheita), dentro de outros aspectos sociais vistos por um contexto antropológico.
Tempo na educação…
Essa realidade se apresenta na educação a distância de forma bem nítida também…
Ex. Uma aula sobre como recortar o cabelo no Photoshop pode demorar 1 a 2 horas em sala de aula dependendo da turma, já em vídeo demora de 8 a 12 minutos….
O fator interação com os alunos e necessidade de cada turma podem alterar o significado ou noção de tempo para cada grupo de alunos, cada aluno…
Já na educação a distância essa necessidade de adequar ou interagir com o aluno é suprida pela possibilidade de retornar o vídeo e assistir quantas vezes for necessário para o aprendizado, levando-se em conta a didática eficiente, a equivalência cultural no processo de transmissão e obviamente o empenho do aluno em prestar atenção e estudar…
Como escolher o curso baseado no tempo…
Esqueça o fator tempo (quanto a duração da aula) … No EAD o importante é a ementa do curso (conteúdo programático – assunto abordado), tempo de suporte, afinidade com a didática do professor…
Além obviamente de necessidades individuais de cada um.
Detalhe técnico sobre o fator tempo…

Esse artigo foi baseado na premissa ou tipo de curso onde a aula é editada dentro de um contexto didático e não filmada em sala de aula, em tempo real…

O Fator Tempo na Educação a Distância O Fator Tempo na Educação a Distância Reviewed by André Rossiter on 10:32 Rating: 5

Nenhum comentário:

André Rossiter. Tecnologia do Blogger.